Você sabe o limite de tempo que as crianças podem ficar expostas a telas?
Tem sido um tema muito falado a exposição de telas. Na prática fonoaudiológica logo na anamnese costumamos perguntar para os pais quanto tempo a criança fica exposta às telas, e tem criança passando o dia todo em frente ao celular!
Às vezes falam como brincadeira “olha lá, já sabe mexer no celular sozinha” e a criança não tem nem 2 anos e está escolhendo o vídeo que vai ver no YouTube…
É preciso entender que durante a pandemia pode ter acontecido uma exposição maior já que muitos pais estavam trabalhando de casa e não tinham quem pudesse ficar com a criança, brincando e estimulando fora das telas.
Agora estamos retomando cada vez mais a vida normal e precisamos ficar atentos ao tempo que a criançada passa em frente a telas e qual o conteúdo que elas estão acessando.
A internet e a tecnologia podem nos auxiliar de diversas formas, nos aproxima de vários conteúdos, pessoas, mas também pode nos distanciar se não usarmos com cautela.
Vem conferir quanto tempo a Sociedade Brasileira de Pediatria indica de exposição a telas, por faixa etária:
Menor de 2 anos: NENHUM contato com telas
2 a 5 anos: ATÉ 1 hora por dia
6 a 10 anos: 1h a 2h por dia
11 a 18 anos: 2h a 3h por dia
E então, você tem seguido essa exposição ou tem abusado das telas?
Com base na queixa e na idade, são selecionados alguns testes para verificar o desempenho da criança nas diferentes habilidades de linguagem.
Com a avaliação feita é possível definir se a criança precisará de fonoterapia, quantas vezes na semana… e também é a partir dos resultados da avaliação que a fono define o que trabalhar com cada criança.