Por que a fono de linguagem pediu uma avaliação audiológica?
A habilidade auditiva é um dos pré-requisitos para o desenvolvimento da fala e da linguagem. Também interfere no aprendizado e desempenho nas atividades que envolvem leitura e escrita.
Quando o paciente chega com queixa de fala e linguagem (oral e escrita), é de praxe a fono pedir uma avaliação audiológica para verificar se a habilidade auditiva está comprometida e poderia justificar a queixa dos pais, ou se a audição está dentro do padrão e a causa das alterações não tem relação com a parte auditiva. E assim, complementar a avaliação que você realiza.
Além disso, pode acontecer das crianças terem infecções de ouvido e passar despercebido, alterando a acuidade auditiva durante aquele período ou até mesmo por um período maior.
Muitas escolas também solicitam avaliação audiológica no início do ano letivo, como triagem para verificar se está tudo certo com a habilidade auditiva.
E mais, assim como as alterações de fala e linguagem é importante a identificação e intervenção precoce, com relação a audição é a mesma coisa!